Tech

WhatsApp e usuário privacidade: suas principais perguntas respondidas

No ano passado, o Facebook de propriedade WhatsApp lançou criptografia end-to-end para mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

Essa criptografia garante que os usuários têm uma plataforma mais segura para conversar eletronicamente com seus amigos sem se preocupar com o governo bisbilhotando ou hackers tentando invadir seus dados privados.

Com mais de 200 milhões de usuários WhatsApp, a Índia é um dos maiores mercados para ele. Uma parte integrante de nossas vidas, o aplicativo de mensagens também é usado extensivamente para governança mais ágil. Isso torna ainda mais importante para nós entender as suas políticas de usuário.

O que é criptografia end-to-end? Por que deveria importar para você?

Recurso de criptografia end-to-end do WhatsApp essencialmente garante que apenas o emissor eo receptor pode ler o que foi enviado. Isso significa que ninguém entre, incluindo WhatsApp, pode ler a mensagem transmitida.

Basicamente, duas chaves, públicas e privadas, são gerados quando um usuário abre WhatsApp pela primeira vez. O processo de criptografia ocorre em seu smartphone. A chave privada permanece com o usuário no telefone enquanto a chave pública é transmitida através do servidor para o receptor. Em seguida, a chave pública criptografa a mensagem do remetente ao telefone, mesmo antes de chegar ao servidor.

WhatsApp diz o servidor só é usado para transmitir a mensagem criptografada. Apenas a chave privada do receptor pode desbloquear a mensagem. No terceiro inclusive o WhatsApp pode ler a mensagem.

“Criptografia end-to-end oferece duas soluções importantes: Primeiro, ninguém, se um hacker, um parente, o governo ou o fornecedor da aplicação (WhatsApp) em si, pode jack em suas comunicações.

” Em segundo lugar, mesmo se o fornecedor da aplicação ( Whatsapp servidor) for cortada, os hackers não será capaz de ler chats dos clientes como chats de cada usuário são criptografados com chaves diferentes “, disse Ankush Johar, diretor da HumanFirewall.io, um provedor de conscientização de segurança da informação humana e soluções de preparação.

é seu backup de dados protegidos?

WhatsApp aponta que os usuários são os principais responsáveis pela sua privacidade quando eles optam por fazer backup de seus dados no iCloud ou o Google drive.

“Basicamente, os usuários têm a propriedade de suas mensagens. Quando você executar um backup de suas mensagens para serviços de terceiros, os dados não é seguida em servidores WhatsApp. Não podemos ler essas mensagens. Dados de backup são criptografados em trânsito, incluindo no iOS ou Android, mas não é end-to-end “, disse Alan Kao, engenheiro de software da WhatsApp ao endereçar um Q & A sessão com os meios de comunicação. Ele também apontou que o Google ea Apple tomar a privacidade dos usuários muito a sério.

você deve usar aplicativos de terceiros para personalizar WhatsApp?

Muitos usuários gostam de usar aplicativos de terceiros para personalizar temas WhatsApp, ícones e até mesmo fonte. Estes aplicativos de terceiros dar o monótono WhatsApp uma reforma, mas é longe de ser segura. Um monte de usuários utilizam aplicativos de teclado de terceiros também.

“Nós derrubar aplicativos de terceiros que fingem ser o WhatsApp oficial. Em geral, recomendamos aos nossos usuários para não usar aplicativos de terceiros para WhatsApp como eles comprometer a privacidade e segurança “, disse Kao.

Em perguntado se um aplicativo de terceiros pode dar acesso a alguém, Alan respondeu que isso depende da operação sistema. “Se você está usando um aplicativo de terceiros que pretende alterar ou modificar as configurações do WhatsApp, você está colocando definitivamente a sua privacidade em risco”, disse ele.

“um dos pontos-chave que estamos tentando fazer é que o telefone faz o trabalho de decifrar a mensagem por isso é muito importante que o usuário ter em mente sobre a segurança do seu telefone e saber o que está instalado fora WhatsApp. Porque, as mensagens não podem ser lidas por qualquer pessoa em trânsito, mas o telefone tem de ser protegido bem “, observou ele.

Sobre a questão da eventual utilização abusiva ou pirataria através de aplicativos de teclado de terceiros, o engenheiro WhatsApp disse que, se um usuário tiver instalado um aplicativo de teclado, o que poderia ser vulnerável a hackers, WhatsApp não pode fazer muito para proteger os dados. ele ressaltou ainda que as mensagens dos usuários são criptografadas no trânsito. é por isso que é muito importante o uso de aplicativos confiáveis, acrescentou.

Ankush explica, “Com a ascensão do WhatsApp veio um monte de aplicativos de terceiros, como Whatsapp + que deram usuários WhatAapp funcionalidades adicionais como esconder o seu ‘visto pela última vez’, rastreando os usuários quando eles estão on-line, alterar fontes e papéis de parede e muito mais.”

“as aplicações foram distribuído como versões modificadas do (formato Pacote Android usado para instalar aplicativos manualmente) WhatsApp APK na 3ª lojas partido de aplicativos e sites embora Whatsapp tomou várias medidas preventivas que incluíam até mesmo acabar com as s ubscription dos usuários que utilizam esses aplicativos.”

“O maior risco com tais aplicações 3o partido é, se os hackers podem alterar APK do WhatsApp para esconder o seu visto pela última vez, eles também podem adicionar código para gravar as suas conversas e enviá-los para seus próprios servidores. Um usuário em geral nunca venha a saber que o código foi adicionado em um aplicativo de terceiro partido e como esses aplicativos não são carregados em lojas oficiais de aplicativos, nenhuma análise de malware

Leave a Comment